Instituto Pensar - BNDES lança edital de incentivo a 135 startups nacionais

BNDES lança edital de incentivo a 135 startups nacionais

por: Mônica Oliveira 


Nesta fase inicial, o edital do BNDES irá selecionar uma aceleradora de startups que se encarregará de dar suporte à criação e ao crescimento dos empreendimentos participantes (Imagem: divulgação/Pixabay)

O estímulo a startups nacionais ganhou mais um impulso com o lançamento, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do edital BNDES Garagem, voltado para a criação e tração de pequenos negócios inovadores que gerem impacto socioambiental.

A segunda edição da iniciativa envolve o apoio ao desenvolvimento de 135 startups nacionais, empresas que estão iniciando suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado brasileiro de forma sustentável.

De acordo com o edital, nesta fase inicial haverá a seleção de uma aceleradora de startups. A empresa escolhida se encarregará de dar suporte à criação e ao crescimento dos empreendimentos participantes.

As inscrições para a seleção estão abertas até o dia 23 de outubro. As propostas de aceleradoras a serem parceiras na ação serão avaliadas a partir de quatro critérios: experiência da aceleradoraqualidadesistemas de suporte às atividades virtuais e custos.

Após definir a aceleradora, o programa dará início a três ciclos de aceleração com 45 startups, que terá duração de três a quatro meses. Das 135 iniciativas inovadoras beneficiadas nesse processo, 60 serão empresas que ainda não iniciaram sua entrada no mercado. Outras 75 devem ser empresas novas, mas que já possuem produtos ou serviços disponíveis no mercado.

A seleção dos participantes de cada ciclo levará em conta, além da qualidade dos negócios, critérios de diversidade, como gênero, etnia e localização geográfica. A ideia é facilitar a presença de empreendimentos de todo o Brasil.

O primeiro dos três ciclos será dedicado a empreendimentos que desenvolvam soluções para saúde, educação, sustentabilidade, inovação na gestão pública (govtech) e cidades sustentáveis.

Seleção das startups 

A previsão é de que o edital para a seleção dessas primeiras startups seja aberto em 2021. O chamamento será elaborado conjuntamente pelo BNDES e pela aceleradora selecionada.

Somando todos os processos seletivos e todos os três ciclos, a segunda edição do BNDES Garagem envolve um cronograma de 30 meses.

Recursos

O programa não envolve investimento financeiro direto nas startups e o volume total de recursos a ser investido dependerá do orçamento apresentado pela aceleradora selecionada.

As empresas participantes receberão da aceleradora uma série de serviços jurídicos e contábeis, suporte em áreas como as de design, marketing digital, além de ampla consultoria.

"De forma mais clara, não vamos investir diretamente nas startups. Vamos custear eventualmente despesas de viagem, vamos promover articulações com outras empresas, universidades e investidores, vamos aparelhar estas startups com uma série de tecnologias de desenvolvimento de negócios?, explica Filipe Borsato, chefe do Departamento de Gestão de Investimentos em Fundos do BNDES.

BNDES Garagem

A primeira edição do programa (2018-2019) teve mais de 5 mil startups inscritas e contou com 79 participantes, sendo que 74 delas concluíram o ciclo. Das 30 startups que participaram do módulo de tração, a maioria teve crescimento de receita. Foram realizadas cerca de 50 conexões com investidores.

Confira aqui íntegra do edital.

Com informações do InfoMoney



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: